domingo, 2 de outubro de 2011

Quem é o meu usuário?

A preocupação primordial e prioritária do profissional Bibliotecário deve ser acerca do atendimento ao seu usuário. Como se portar para com ele no ato de sua busca, como atende-lo e auxiliá-lo no acesso as informações desejadas.

A informação é um bem muito valioso, tanto que muitas e muitas se encontram em bibliotecas, base de dados e muitos outros meios de armazena-las. Mais essas informações também devem ser compartilhadas para que possam trazer as unidades de informação, pessoas que se interessem pela compreensão e análise dessas informações, criando assim um ambiente de interação, onde o usuário irá conhecer novos horizontes informacionais. 

Ao primeiro momento da busca pela informação desejada, nem todo usuário sabe ir até as estantes para realizar a procura, outro também não sabe consultar a base de dados que facilita o acesso aos livros. Justamente aí o momento em que o profissional entra em ação, com total interesse em cooperar na resolução da busca do usuário, tornando-se um mediador de conhecimento, entre informação e usuário. O profissional deve analisar alguns comportamentos da parte dos usuários, o que é possível analisar em alguns casos. De repente chega aquele usuário cheio de tecnologias e procura livros sobre informática, então isso já facilitará no retorno a Biblioteca, onde pode-se divulgar pra ele acerca de lançamentos de novos livros na área, visando criar nele um desejo de voltar mais vezes.

Isso não se restringe somente a área de informática e tecnologia, claro que não, pois a informação e o conhecimento não estão aprisionados somente a ambas, mas a principal preocupação é: Quem é o meu usuário? E é claro que isso não poderá ser definido enquanto não houver uma análise acerca do mesmo, com total cuidado e coerência.

Alex Salustino

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