Geralmente, quando vamos a alguns consultórios clínicos, não demora para vermos um local onde as crianças podem se distrair um pouco, talvez antes de se consultarem com os médicos ou simplesmente porque estão acompanhando os pais.
Mais o que será abordado aqui é acerca da brinquedoteca como um ambiente de lazer e do saber. Ambiente de lazer porque como citado acima, possibilita a criança as atratividades do espaço, com todos os brinquedos disponíveis, mas também ambiente do saber. Há uma diferença extremamente grande, apesar não muito perceptível, nas brinquedotecas das clinicas e nas bibliotecas escolares. A centralidade das clinicas não está em que a criança venha a aprender a ler, a contar histórias, a analisar fatos, porém as escolares já inserem a leitura como parte do conjunto. É possível assim ter o lazer seguido da leitura, estimulando o público infantil a desde cedo, se interessar pelo conhecimento, se apegar de tal forma que em pouco tempo, possuam a capacidade de sondar o que convém, a nível de informação.
O bibliotecário está nesse ambiente também, li dando com as crianças, juntamente com uma outra profissional especifica para o cuidado dos pequenos. É muito bom ver o espaço movimentado, com todos se divertindo, mas imagine quão mais divertido e promissor, vê-los lendo livros ilustrados, com histórias de qualidade, apropriadas para crianças, dentre as quais, deveriam estar inseridas histórias bíblicas, as quais ainda sofrem de certa forma um preconceito por parte de alguns gestores das bibliotecas. Afinal, não é de Zé Carioca, Turma da Mônica e outros livrinhos que se formará futuros cidadãos de bem, vale a pena refletir!
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