quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Informação e conhecimento


Duas palavras que irão desembocar na mesma fonte. Há diferença entre a informação e o conhecimento? Mais é claro que há! Como posso conhecer algo se primeiro eu não tiver sido informado a respeito? Com saber como funciona determinado eletrodoméstico se primeiro eu não tiver lido o manual de instruções?

Os que citei acima são exemplos bem simples e práticos, mas que mostram a diferença acerca da informação e do conhecimento. Passeando por algumas leituras na internet, podemos ver que existe uma relação entre ambos, somos primeiramente informados para em seguida conhecermos. 

A informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, que de tal forma represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. (Wikipédia)

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa. (Wikipédia)

Não que a informação não seja importante, isso jamais pode ser dito, mas ela não está em 1º ponto em si tratando de destaque. Ela deve ceder lugar ao conhecimento. Por exemplo: Não se pode armazenar o conhecimento em um computador, diferentemente da informação que pode ser passada por meio de um escaneamento de documentos, por meio de uma digitação de um texto e muitos outros meios. Apesar da diferença em pontos, ambos estão entrelaçados para um único fim: que as pessoas de modo geral, se apropriem do que eles oferecem para lidarem com as situações cotidianas da sociedade como um todo.

Referências

Informação. Wikipédia. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Informa%C3%A7%C3%A3o> Acesso em 14/02/2012

Conhecimento. Wikipédia. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento> Acesso em 14/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário