Já fez a si mesmo essa pergunta? Se sim, ótimo, mas se não, comece a fazer! É de uma grande importância que os leitores cuidem bem dos livros. Não se trata de cuidar dos livros que possuímos em nossas residências, mas aqueles que estão no nosso ambiente de trabalho, os que estão nas bibliotecas, seja na escola ou na universidade. É perceptível a pouca ou quase nenhuma preocupação por parte de muitas pessoas quanto a preservação do livro e o cuidado com o manuseio do mesmo.
Todos os anos, ocorrem feiras de livros, onde as pessoas vão até lá e tentam negociar com os vendedores afim de que por um preço em conta, o livro siga para outras mãos. Interessante é refletir sobre o estado do livro, como andam suas páginas, se estão riscadas, se todo o livro ainda pode ser aproveitado, porque muitas pessoas não levam livro, levam o que já pode ser considerado como lixo e então insistem em chamar de material de qualidade.
Talvez muitos pensem mais ou menos assim: Vou doar esse livro a Biblioteca, simplesmente por doar, já está velho mesmo. Talvez lá eles possam trata-lo e então ele ficará novinho em folha!
Bem! Se os que dizem tal frase, entendessem que os responsáveis pelo processo de restauração, não estão obrigados a ressuscitar lixo, então, compreenderiam que de sua parte deveria haver mais cuidado e assim passariam a fazer a doação do que realmente se pode aproveitar. Se nós formos observar o quanto de livros velhos e surrados encontramos dentro de muitas bibliotecas em nossa própria cidade, sinceramente, estão total inúteis, são verdadeiros reservatórios de mofo. Com isso, analise bem o que você deseja doar, não doe o que sabe que não servirá para outras pessoas, doe o que está conservado, o que está em bom estado. Não risque seu livro, não amasse as páginas, não o exponha a lugares frios demais, certamente assim, eles se manterão bons por longo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário