Bibliotecas espaçosas, confortáveis, com um vasto acervo disponível, mas sem sair do lugar. Essas são as bibliotecas virtuais. Elaboradas por meio de um sistema informatizado, a biblioteca virtual proporciona ao público em geral, visitar tudo o que ela disponibiliza através do computador.
Existem bibliotecas onde o usuário pode realizar um tour para conhece-la, localizar as várias localizações de acervos específicos e até concede a oportunidade de selecionar o que deseja de uma forma também virtual, mas como se estivesse apalpando o objeto escolhido. Essa biblioteca tem em si a ideia de uma biblioteca intangível, ou seja, um serviço de informação sem infra-estrutura física que oferece materiais em formato digital.
Há semelhanças entre bibliotecas digitais e virtuais, porém as bibliotecas virtuais e digitais possuem a característica de existirem num ambiente eletrônico, acessível através da internet e de redes de computadores. No entanto, a diferença está na sua concepção: enquanto a biblioteca digital é uma extensão da biblioteca tradicional, a biblioteca virtual é desvinculada e autônoma.
Ela não substitui a importância de uma biblioteca física, com seus materiais impressos e um espaço reservado também ao digital, mas não deixa de ter o seu papel fundamental, contribuindo para a vida das pessoas que mesmo nem todas gostando tanto das tecnologias, tem uma maior facilidade de terem acesso aos conteúdos desejados, amenizando questões como por exemplo, o acesso ao ambiente, visto que ele está a apenas um clique do mouse.
Referências
Wikipédia
Referências
Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário