Caminhando pelos corredores de uma biblioteca, podemos encontrar os mais variados assuntos, contidos dentro de livros, periódicos, almanaques, enciclopédias, multimeios e outros. Não podemos nos esquecer de que nesses corredores também há algo importante a ser abordado: o valor histórico de muitas obras importantes. Existem bibliotecas que contém livros de 50 anos atrás, de 100 anos atrás e outros bem mais antigos. Existem também mapas, manuscritos datados a mais de tantos e tantos anos.
Particularmente isso me interessa e muito. Lembremos que dessa forma podemos analisar como era a forma de vivência daquelas pessoas no passado, a forma de escrever, a situação na qual ela estava inserida naquele momento, se sofria repressão por parte de elites dominantes por muitas vezes comentar assuntos que incitavam a perseguição. As "velharias" que consideramos como obras que estão a um passo curto de serem inutilizadas, também trazem consigo importância, mais uma vez me reporto ao valor histórico.
Nos corredores das bibliotecas também podemos encontrar a realidade dura e cruel de muitos acervos. Podemos ver materiais danificados, não por intervenção do tempo, mas principalmente pelos dedinhos humanos. Pessoas que pegam os livros de qualquer forma, que os riscam, como se eles não fossem servir a outros que não colherão os mesmos pontos que o usuário anterior. Sendo assim, nos corredores de uma biblioteca também podemos encontrar o desrespeito com todo o acervo. Posso não ser alguém que se interesse por uma coleção sobre determinado assunto, mas isso não me dá o direito de mutilar os livros, como se fosse um vândalo.
Ainda nos corredores podemos encontrar os sistemas de classificação e catalogação. CDD, CDU, que fizeram e fazem parte da história da biblioteconomia, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Isso está dentro de um importante padrão de organização de um acervo, seja ele qual for. As obras bem localizadas possibilitam tanto aos usuários quanto profissionais bibliotecários a facilidade de solucionar um problema de busca. Estes mesmos livros classificados e catalogados estão inseridos (muitas vezes) em bases de dados, disponíveis na biblioteca para facilitar a sua localização, permitindo ao usuário ir diretamente ao andar em que se localiza a obra e também a estante em que se encontra.
"Os corredores da biblioteca são tudo isso e muito mais. Sejam bibliotecas físicas, digitais ou virtuais, verdade é que eles armazenam o conhecimento".
Nenhum comentário:
Postar um comentário