segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Onde inserir o meu acervo em suporte papel?

Todos nós possuímos documentos. Seja a conta de água, conta de energia, comprovante de depósito bancário, enfim, temos documentos e muitas vezes a quantidade destes necessita de uma boa organização para que nós possamos encontra-los com maior facilidade e rapidez quando for necessário.

A organização do suporte papel parece algo muito fácil e até mesmo parece ser banal. Talvez se pense que em qualquer pasta, o documento pode ser inserido e lá ele não irá se desgastar, nem tampouco sofrer com as demais atividades do tempo. Isso geralmente acontece no meio da população, mas não somente neste meio, também ocorre em setores de diversas organizações.

Para pouca quantidade de documentos

Eu sempre gostei de armazenar os meus documentos neste tipo de pasta plástica (se bem que eu não as chamava assim), pois elas são transparentes, simples e ao mesmo tempo, deixam todo o material organizado em posição correta.

Dependendo do volume de documentos de determinado ambiente, porque não adquirir uma certa quantidade destas pastas e realizar toda a organização? Não custam caro e podem deixar o ambiente bem menos bagunçado.


Em maiores acervos

Bom! Em outros ambientes, o volume de documentos é bem maior, portanto requer-se mais espaço. Dessa forma torna-se importante a adesão de pastas de arquivo. Elas vem como uma folha com seus vários encaixes que no fim, após pronta, se tornará uma caixa como na imagem ao lado.

Seu preço unitário também não deixa a desejar, será um pouco maior que a pasta plástica, mas será de grande importância para manter o acervo em segurança.

Não é recomendado

Em muitos ambientes, os documentos estão armazenados neste tipo de pasta. Imediatamente ela nos faz lembrar do fichário e é claro que é muito semelhante. Algumas delas possuem um orifício na sua lateral, mas isso é questão de detalhe. Esta pasta não oferece tanta proteção para os documentos, pois é aberta, totalmente vulnerável a deterioração com o passar do tempo. Sabemos que o papel vai perdendo a sua cor, sua consistência e imagine se ele estiver mal conservado?

O fichário escolar é próprio para o uso escolar. O aluno põe todo o bloco de papel que irá utilizar no espaço correto, mas inserir documentos, que na grande maioria das vezes são importantes, perfurando-os e muitas vezes até amassando-os ou qualquer outra coisa do gênero? É complicado.

Seja arquivo pessoal, seja arquivo de empresas e outros vários ambientes, vale a pena pensar em quais tipos de pastas se devem armazenar os documentos, de forma que sejam preservados em bom estado por um bom período de tempo a frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário