É correto e fundamental pensar em um bom projeto de iluminação para uma biblioteca. Afinal, não há como efetuar uma boa leitura sem poder enxergar facilmente o conteúdo da mesma. Esse ponto talvez ainda não seja o foco de algumas bibliotecas do nosso país, sejam elas públicas ou privadas, mas já está bem mais que na hora de mudar esta situação. Os gestores dessas bibliotecas devem repensar o valor do ambiente bem como das necessidades primordiais que o mesmo possui. A contratação de arquitetos e engenheiros deve ser realizada apresentando-lhes a importância de que a iluminação tenha a sua parte dentro do ambiente de leitura.
Existem ambientes onde lemos um livro, uma revista e não sentimos nossos olhos pesados nem tampouco ardidos, isso se dá pela predominância de luz daquele ambiente que é bem propício para a leitura. Para pessoas que possuem problemas oculares, ler em ambientes com pouca luminosidade ou com luz inadequada gera sérias consequências para a visão, sempre levando o leitor a forçar os olhos para ter que efetuar a leitura. Certamente em um ambiente com uma luz mais expansiva, o leitor irá apreciar o conteúdo de uma obra com tranquilidade e sem tanto esforço.
As bibliotecas devem ser construídas levando em consideração a importância de ser um ambiente atraente, bem acondicionado, luminoso onde o usuário não tenha medo de ir a determinadas sessões pelo fato do mesmo ser sombrio, com ausência de luminosidade, o que infelizmente acontece em muitas unidades de informação.
Luz de qualidade: leitura de qualidade. Escuridão: não há como fazer uma boa leitura. Tudo muito simples e ao mesmo necessário de se inserir nos ambientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário