sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DSpace


Em alguns momentos da nossa vida estudantil, ouvimos falar do DSpace. É importante não só ouvirmos falar dessa e de outras ferramentas que estão atreladas a biblioteconomia como forma de recuperação e disseminação da informação, mas conhece-las mais de perto e saber o que realmente são e o que fazem.


Um pouco do que é o DSpace

O sistema DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de captura, distribuição e preservação da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema desde seu início teve a característica de ser facilmente adaptado a outras instituições. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo.

Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. As editoras, bibliotecas, aquivos e centros de informação em vários países estão criando grandes repositórios de informação digital, contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais. No caso específico da informação científica e tecnológica, os repositórios digitais são semelhantes em algumas características básicas. O DSpace Institutional Digital Repository System (projeto colaborativo do MIT Libraries e a Hewlett Packard Company) é um dentre vários projetos, atualmente em operação, orientados à criação de repositórios institucionais e à preservação digital. O DSpace é um software livre que, ao ser adotado pelas organizações, transfere a estas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O DSpace possui uma natureza operacional específica de preservar os objetos digitais que é de interesse da comunidade científica.

O DSpace suporta uma grande variedade de documentos, tais como: livros, teses e dissertações, fotografias, filmes, áudio e outros. Os documentos são organizados em comunidades e coleções. Nele também é possível: capturar e descrever documentos digitais de acordo com um workflow adaptável aos processos específicos de uma comunidade, distribuir os documentos digitais da instituição na Web, possibilitando a pesquisa e obtenção de cópias aos utilizadores, preservar os documentos digitais a longo prazo. O DSpace foi desenvolvido em linguagem java e é suportado por um conjunto de ferramentas de código aberto (open source), tais como: PostgreSQL, Tomcat e o Lucene (motor de pesquisa).

O DSpace pode reconhecer e gerenciar um grande número de formatos de arquivos. Dentre os mais comuns estão: Word, PDF, JPEG, MPEG e arquivos TIFF.

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria. Vou recomendar aos meus alunos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus! Apesar de não revelar sua identidade, agradeço e se houver vontade de vossa parte, pode divulgar mesmo.

      Excluir