quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O problema do serviço público: o excesso de burocracia


Diversos setores sofrem com a burocracia. Processos não andam, solicitações não são acatadas. Daí parece que tudo está travado, nada sai nada do lugar, está retido. São uma série de dificuldades que surgem somente para não resultar num fim esperado. Em algum momento haverá de solucionar o problema, mas por enquanto, tem de passar por todo um processo desgostoso e incomodo.

Sabemos que resolver as coisas na pressa é complicado e improcedente, pois certamente não sairá na perfeição, mas o que dizer de necessitar de soluções para o mais rápido possível, visando alcançar a conclusão de projetos, postos em reuniões, acordos, enfim. Mas o atropelo ocorre por conta da burocracia, que intervém como uma pedra posta de encontro ao caminhar de quem quer agilidade e conclusão do que necessita.


Em si tratando do setor público

Trabalhar no setor público não é nada fácil. Não quero dizer quanto àqueles que trabalham em algumas áreas que não requerem tanto confronto com a burocracia, mas me refiro àqueles que lidam bem de perto com esta. A exemplo: Se um ar condicionado de determinado setor vier a deixar de funcionar, o funcionário irá apresentar o tal problema a alguém a ele superior (no que diz respeito ao cargo) e assim, serão iniciadas as solicitações para o conserto ou a substituição do aparelho, mas sendo sabedor de que vem uma série de dificuldades. Documentos precisam ser elaborados para serem encaminhados para algum setor que lida com estas questões, depois de uma aprovação, de uma marca de carimbo e assinatura é que vai para determinada empresa que realiza o conserto e então a mesma vem tentar resolver o problema. Se o ambiente só possuir este ar condicionado e for um ambiente realmente quente, o (s) funcionário (s), terá (ão) de refrescar de outra maneira, até que aqueles dias de conserto terminem.


Falando da biblioteca universitária

O que eu falei acima, difere muito do exemplo das nossas bibliotecas públicas, universitárias? Acredito que não. Não quero dizer que isto ocorre em todas, é claro que não, mas não vamos deixar de pensar que ao menos boa parte delas, sofre com isso sim, sem dúvida. Seja na adesão de livros, na compra de bases de dados para realizar o processamento técnico de forma digital, na compra de mesas, cadeiras, outros produtos necessários a biblioteca, tudo isso passar por análises. Isso é importante? Sim. É bom? Claro. Mas e referindo-se a burocracia?

Quanto a burocracia, como eu disse no início, a coisa não é tão fácil quanto se pensa. Demorar por depender da resolução da parte dos outros é uma coisa, mas demorar porque não houve o envolvimento com a questão é outra. Nós sabemos que nossas bibliotecas universitárias necessitam de investimentos urgentes. Seja na infra-estrutura, no âmbito tecnológico, não são poucas as áreas que precisam um olhar atencioso. Creio que até certo ponto a burocracia é importante, como forma de estabelecer critérios, o que é realmente necessário, visto que não deve funcionar de qualquer forma, mas o abuso desta burocracia, que é o vemos constantemente, prejudica no quesito melhorias e inovações para as unidades de informação.


"Se é um pouco de burocracia, tudo bem, mas é excesso de burocracia, aí é outra coisa".

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