sábado, 3 de novembro de 2012

A insegurança dos ambientes virtuais

Talvez muitos usuários de ambientes virtuais pensem que estão 100% seguros quanto as suas informações pessoais. Isso é o que se pensa, mas na realidade está bem distante da verdade em questão. Os grandes sites do momento, as conhecidas e quase sempre citadas redes sociais, estão incluídas neste assunto.

Recentemente, segundo uma divulgação feita no twitter, houve a informação de que pelo menos 88% das postagens sensuais do facebook vão parar em sites pornográficos. Isso porque muitos usuários postam todo tipo de material, fotos onde expõem os corpos e isso desperta os olhares de muitos. Alguns passam distante do que infelizmente acabam vendo, mas outros se utilizam da situação para agirem erroneamente.

Não demora até o facebook descer a página de atualizações e de repente lá vem uma enxurrada de imagens impróprias, sem nenhum respeito e disponível para quem quiser ver. Certamente o usuário dirá: de quem é o perfil, é meu ou é seu? E é claro que um perfil em todo e qualquer ambiente virtual é algo particular, mas mesmo sendo particular, nem tudo que se posta ou se mostra, desfruta de segurança total.

Há um crescimento do público infantil na internet, que seja nos jogos em rede, quer seja em pesquisas de alguns outros conteúdos, talvez para trabalhos escolares, mas ultimamente, não precisa de tantas pesquisas para se constatar o uso das redes sociais pelos menores. Crianças estão por ali, batendo papo com pessoas mais velhas, talvez com os chamados fakes de artistas que dizem gostar, mas que na verdade são pessoas com más intenções, dispostas a fazer maldades. Qual o discernimento que essas crianças possuem para reagirem a determinadas situações indesejáveis que ocorrem nestes ambientes? Os pais são responsáveis por deixarem seus filhos até altas horas da noite jogando na internet, vendo o que não devem e as vezes postando o que não devem e o que não entendem.

Qual a política de privacidade de algum site de relacionamentos que garanta que no momento de um acesso, o usuário não poderá ter a sua foto salva em algum outro computador e disponibilizada para algum site de conteúdos impróprios ou para ser utilizada de muitas outras maneiras? Certamente não há. Quando se fala de redes sociais, abrange grande parte destas, porém deve-se avaliar qual delas é o foco maior desses acontecimentos.

Logo, pode-se e deve-se concluir que não há tanta segurança em ambientes virtuais. Todos os usuários estão expostos, mas muitas vezes são os próprios culpados, sem avaliarem a situação com cautela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário