segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ambientes e diferentes maneiras de fazer a leitura

Sabemos que todos aqueles que tem o hábito da leitura, quer seja pouco, quer muito, também possuem um apreço por lugares específicos para lerem seus livros (nem todos são assim) e também possuem maneiras diferentes de faze-las.

Uns conseguem ler em meio a muito barulho, outros se concentram e desfrutam mais da leitura num lugar reservado, longe de ruídos ou coisas semelhantes. Talvez parte dos leitores concorde mais com a segunda opção. Confira aqui ao lado a imagem, preste atenção nesse rapaz. Quem sabe se esses livros estão poeirentos, com fungos? Mas ele está lá, talvez sem ter conhecimento acerca desses perigos ou por que sabe dos perigos, mas ainda assim permanece por lá. O importante está sendo feito (apesar dos perigos): a leitura.

Outros deitam-se em suas camas, talvez algumas vezes durante o dia e pegam o livro, abrem-no e discorrem por suas páginas, passando tempo e mais tempo lendo-o. Pensamos então no que pode levar um leitor a ter determinados comportamentos, mas o importante também está sendo feito: a leitura. Quão confortável parece ser (e realmente é) deitar na cama, lugar bem acolchoado e ali ler um livro, uma revista, um jornal, estando deitado ou encostado num travesseiro. O importante está sendo feito: a leitura.

Quem é esse leitor? Ah! Ele gosta de fazer a sua leitura deslizando o dedo sobre a linha do texto. (Risos)

Existem muitos desses, mas isso é um problema? Não sei para os professores da língua portuguesa se isso é incorreto. Segundo um professor de português da minha época de ensino fundamental, ele aconselhou um colega de classe a não fazer a leitura dessa maneira, mas a passear com os olhos sobre o texto. Mas mesmo assim, creio que o importante está sendo feito: a leitura.

Já outros leitores, gostam de tomar aquele café ou chocolate quente, talvez até um suco, no momento da sua leitura. Sabemos que nas bibliotecas, não é possível usufruir da leitura acompanhado de um saco de pipocas, por exemplo, e até agora, ainda não vi ninguém tomando nenhuma bebida e lendo um livro ao mesmo tempo nas bibliotecas. Certamente essa pode ser um pratica mais reservada, algo mais domiciliar. Porém, o importante também está sendo feito: a leitura.

Talvez nem todos concordem, mas também existem aqueles que não gostam muito do papel e preferem a leitura nos seus e-readers, nos seus tablets, ipads, enfim. Armazenam grande quantidade de livros em formato ebook nos seus aparelhos e leem onde querem. O mercado desses aparelhos tem crescido e avançado muito, tanto que até os netbooks de algumas marcas já estão deixando de ser fabricados porque não estão conseguindo se manterem firmes nos seus lucros. Mas o importante também está sendo feito por meio dessas novas tecnologias: a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário