sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bibliotecário: Mediador e interagente da informação


Sempre ouvimos falar em sala de aula acerca de quem e do que do que deve fazer o profissional bibliotecário, porém há uma diferença enorme entre ouvir e praticar. O profissional deve estar apto a realizar na pratica tudo quanto adquiriu dentro do ambiente de estudo, quer seja por meio da parte teórica, quer seja por meio de práticas desenvolvidas ao longo do curso.

O bibliotecário não está obrigado a desenvolver atividades somente em uma biblioteca, como muitas pessoas pensam, por rapidamente assimilarem o nome do curso ao ambiente. O profissional deve está pronto a desenvolver atividades em unidades de informação, as quais são: bibliotecas, centros de documentação, redes de bibliotecas, bases de dados, disponibilizar informações em correio eletrônico (email) e salas virtuais.

O profissional deve ser competente no momento de desempenhar o seu papel, visando aplicar métodos que resultem em contribuição na construção de um amplo conhecimento. Ele deve entender que precisa conhecer as expectativas dos que se achegam até ele com necessidades de informação. Todos os usuários precisam ver no profissional, alguém que tenha em suas mãos, não o conhecimento, mas alguém que sirva como auxílio para se achegar até ele, um alguém que tenha domínio em um pouco de tecnologia, que saiba manusear um computador, que saiba tratar bem aquele que está vago de compreensão acerca de determinado assunto no momento de sua busca.

O contexto atual de muitas bibliotecas é que até possuem bibliotecários, mas quem são esses bibliotecários, em que atuam, como atuam, essas poderiam ser perguntas respondidas pelos gestores dessas bibliotecas, mas acima de tudo, talvez nem seja um problema que diz respeito somente a gestão da unidade de informação, mas acima de tudo àqueles que dizem se preocupar em solucionar as necessidades do público que se dirige até eles.

Por fim:

A função do bibliotecário é organizar e administrar uma biblioteca. Paul Otlet (1934)

Sendo assim, lhe compete a importante tarefa de valorizar as suas responsabilidades, desenvolvendo uma boa organização e também, uma boa gestão.


Referências


Monitoria Científica da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário