terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lugar de lixo é na lixeira ou no cesto de lixo


Nós já ouvimos muito essa frase: Lugar de lixo é no lixo. Mas na prática nós vemos diferente. É raro nós encontrarmos lixo pelas ruas? Claro que não. É raro encontrarmos lixo nos hospitais? Certamente não. Mas é raro encontrarmos lixo nas bibliotecas? Ah! Não tentemos omitir, é bem verdade que encontramos sim.

Nós gostamos das nossas residências bem limpas não é mesmo? Móveis com produtos adequados para lhes dar brilho, chão bem varrido, possivelmente piso encerado e etc. Gostamos de ver tudo limpo e bonito e na biblioteca não é diferente. Adentramos a algumas delas e vemos: sacos de pipoca, embalagens de bombons, papéis de rascunhos, isso tanto ocorre nas prateleiras, juntamente com os livros ou pelos diversos espaços das bibliotecas.

É importante pensar em dois pontos: O usuário realmente suja porque quer ou a biblioteca não oferece sequer uma lixeira ou um simples cesto de lixo para o depósito destes materiais desnecessários? Apesar de em algumas bibliotecas não haverem lugar para se guardar o lixo, é importante que o usuário evite de solta-los, evitando que resultem em catástrofes que hão de degradar o acervo, pois com determinados materiais, a proliferação de alguns agentes (roedores, fungos...) será algo real.

Quanto as bibliotecas, cabe a responsabilidade de inserir em pontos estratégicos do ambiente, lixeiras para a coleta de materiais ou se preferirem, ao menos simples cestos de lixo. O importante é pensar na higiene da biblioteca e também no que isso acarreta tendo em vista o que os usuários hão de presenciar. Eles contemplarão se a biblioteca preza pela higiene ou não, sendo eles também higiênicos ou não. Ah! Bom também será por acima dos recipientes de armazenamento de lixo, frases, como exemplo: NÃO ESPALHE O LIXO PELA BIBLIOTECA, EVITE DANOS NO ACERVO ou PONHA O LIXO AQUI, DEIXE O AMBIENTE LIMPO.

São atitudes simples que podem fazer grande diferença. Então ambas as partes tem de entrar num consenso e verdadeiramente por isso na prática, almejando verem mudanças na higienização de todo o ambiente da biblioteca. Lembrando que: lugar de lixo é na lixeira ou no cesto de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário