Com quase a totalidade de suas escolas municipais equipadas com bibliotecas, Parnamirim é uma exceção na preocupante realidade do estímulo à leitura no Rio Grande do Norte. Os resultados preliminares de um estudo do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) – que deverá ser concluído em cerca de três semanas – mostra que há 992 bibliotecas escolares no estado, o que corresponde a apenas 29% de todas as unidades de ensino potiguares. Outras 611 escolas possuem salas de leitura (algumas delas são as mesmas que já têm biblioteca), mas somados os números eles não representam nem a metade das instituições do RN.
Os dados – obtidos com base no Censo Escolar 2012 – foram adiantados durante o 7º Seminário Potiguar Prazer em Ler que foi encerrado hoje (04), no auditório Paulo Freire do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), em Natal. O tema deste ano foi “Literatura e biblioteca, na escola e na vida” e Parnamirim se destacou por sua atuação. Os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, foram apresentados na tarde de hoje pela secretária Vandilma Oliveira em uma roda de debate sobre a “Realidade e perspectivas das bibliotecas escolares”.
Em sua fala, a secretária comparou a atuação da gestão municipal à do pai descrito no poema “Biblioteca Verde” de Carlos Drummond de Andrade, no qual um rico coronel atende o pedido do filho para comprar os 24 volumes da “Biblioteca Internacional de Obras Célebres”. “Sabemos que, infelizmente, boa parte de nossos alunos não pode ter acesso aos livros em casa e, por isso, reconhecemos a importância de oferecer e estimular a leitura de qualidade nas nossas escolas”, afirma. Vandilma lembra que, atualmente, restam apenas quatro escolas municipais em Parnamirim que ainda não possuem bibliotecas, resultados de investimentos importantes realizados desde 2010 quando apenas 10% das unidades de ensino possuíam espaços de estímulo à leitura.
Projetos como “Parnamirim: um rio que flui para o mar da leitura”, Chá com Letras, além das caminhadas e bicicletadas literárias realizadas por diversas escolas do Município foram citados pela secretária como exemplos de ações que fazem da cidade um destaque. Ela também destacou a importância dos profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura como estimuladores dos alunos no mundo dos livros.
Para a coordenadora do IDE, Cláudia Santa Rosa, Parnamirim é diferencial e poderá, muito em breve, se tornar o único município do RN a ter bibliotecas em 100% de suas escolas municipais. Essa situação só é semelhante hoje na capital onde apenas sete unidades não possuem biblioteca.
ENSINO INFANTIL
Uma das preocupações levantadas pelos presentes ao debate foi a necessidade de investir mais na formação das crianças desde o Ensino Infantil. Na oportunidade, Vandilma Oliveira também revelou ações da Prefeitura de Parnamirim nesse sentido: nos próximos 30 dias as primeiras brinquedotecas do Município serão instaladas, representando um investimento de R$ 1,3 milhão em recursos próprios. Além disso, diante dos presentes, a secretária autorizou a inclusão de cinco Centros de Educação Infantil no “Parnamirim: um rio que flui para o mar da leitura”, ampliando assim a atuação do projeto que antes só atendia os alunos a partir do Ensino Fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário