domingo, 22 de março de 2015

Biblio o que? Salários baixos?


Apesar de anos de existência, o curso de Biblioteconomia ainda é desconhecido por parte das pessoas. A pergunta Biblio o que? inda persiste ao longo do tempo. Logo, por conta da falta de conhecimento acerca da profissão, surgem os questionamentos: Pede para as pessoas se calarem na Biblioteca é? Só trabalha com livros? Limpa poeira dos livros? Essa profissão tem futuro? Ganha dinheiro?

A Biblioteconomia vai além das concepções fechadas. Ela não está restrita a Biblioteca em si, em administração de um acervo, em restauração de livros, mas é ampla em sua totalidade. Institutos, organizações, empresas dos mais diversos setores, repartições, todas estas são ambientes nos quais um bibliotecário pode atuar.

Comentei outrora sobre bibliotecários com ideias. São profissionais que não se restringem apenas a um ambiente, mas que talvez frustrados em não atuarem na área por não serem admitidos num concurso público, visando, é claro, também, os salários interessantes, se desanimam e talvez critiquem demais a área.

Por outro lado, temos de comentar a respeito da falta de percepção para com o profissional por parte da sociedade e também do mercado. Recentemente, houve algumas publicações em grupos do facebook dos quais eu participo, que traziam divulgações de editais de concursos que tinham salários a exemplo de comércio.

É importante refletirmos e refletirmos bem que não passamos cinco ou mais anos (pós-graduados) de nossas vidas objetivando uma carreira que nos rendesse uma remuneração equiparada a de um funcionário que talvez possua apenas o seu ensino médio completo. Não estou criticando e nem tampouco inferiorizando a classe de trabalhadores do comércio, pois correm atrás dos seus recursos dia a dia, numa jornada de trabalho de muitas vezes 44 hs semanais e mais ainda quando trabalham em shoppings. Mas é importante insistir que o bibliotecário ainda não é visto como profissional responsável pelo tratamento, organização e disseminação da informação. Os espaços ainda parecem fechados.

A visão do serviço público e de outros setores, ainda está fechada para o profissional, mas é preciso que abram os olhos e que acordem para a realidade e compreendam que o bibliotecário é um profissional importante para a sociedade e faz mais que limpeza, atendimento e outras coisas.
Hora de acordar sociedade e setores!
                                                                    
Alex Salustino
Administrador do blog DIVULGA BIBLIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário