segunda-feira, 15 de maio de 2017

Pense, faça inovação, veja o progresso


Por vezes temos contemplado o desenvolvimento das grandes empresas. Seus projetos, seu progresso, toda estratégia traçada, sua publicidade, campanhas de marketing vislumbrando atingir resultados, evidentemente.

É importante compreender que tudo teve um início! 
Todos nós tivemos de nascer, correto?

Imagine brotar uma ideia ainda que em meio ao descrédito, ao pessimismo? Pois é! Isso é possível!

É importante investir credibilidade, tempo, capacitação, buscar conselho para ver o fruto do trabalho!

Não vale a pena dar crédito ao pensamento: Outros já fazem a mesma coisa! E o que tem isso? Faça semelhante a eles ou elabore algum diferencial, não se ensoberbecendo, é claro, mas faça a sua parte, pois todos podem ir adiante!

Analisemos por exemplo as corporações, o surgimento das startups! Pessoas com as áreas semelhantes ou não que de repente se unem, cada um cuidando de uma parte, e criam um mercado voltado a atender dado público, sendo este inovador ou não.

Mas o que tudo isso tem a ver com a Biblioteconomia?
Vamos lá!

Já até falei de algo semelhante outras vezes, mas é o seguinte:

O bibliotecário que olha mais além pode romper as barreiras da estagnação. Digo isso, pois temos diversas ferramentas a nosso dispor. Temos público, a web, o computador, o tablet, o smartphone, a boca para falar e tudo isso em conjunto forma um conjunto de possibilidades de desenvolvimento, novas perspectivas e ampliação das áreas de atuação!

Eu nem vou falar aquelas coisas conhecidas sobre o que se pensava e de certa forma ainda se pensa sobre o que é ser bibliotecário, não mesmo.

Conhece bem o sistema da sua biblioteca?
Desenvolveu algo inovador nela?
A Biblioteca faz parte de uma rede onde você tem ideias que podem ser compartilhadas e transformadas em boas práticas?

Aproveite! Passe adiante!

Algo a que sempre me remeto é a web 2.0, que atualmente já ingressa na 3.0! Acredito que as ferramentas nela contidas não servem simplesmente para bater papo, postar fotos e outras coisas, mas são canais abertos para agregar novas formas de negócio.

É ambiente para compartilhamento de propostas, de ideias, de trocas de experiências, afinal trata de interação.

Imagina se você desenvolve uma pesquisa a partir de uma formulário elaborado no Google Drive, transforma num artigo, publica numa revista, transforma num treinamento e percorre outros lugares levando conhecimento para diversos seguimentos, multiplicando ideias benéficas para a sociedade! É uma boa não é?

Aprenda a utilizar softwares de edição de imagens, de vídeos, crie um blog, um perfil no instagram e siga em frente! Ponha a Biblioteca na rede, mostre aos alunos e ao corpo administrativo algum diferencial e onde vocês podem chegar.

Se a visão desse pessoal for fechada não se deixe abalar! Persevere e se não for onde você está será noutro lugar!


Alex Salustino
Administrador Divulga Biblio

Nenhum comentário:

Postar um comentário