sábado, 18 de fevereiro de 2012

E o hábito da leitura?

Talvez você já tenha ouvido falar disso muitas e muitas vezes. Desde muito tempo os professores nas escolas vem incentivando a leitura, mas e esse hábito, onde está?

O Brasil é um país que diz investir bastante em educação, que procura desenvolver e aplicar melhorias no sistema de ensino público. Observe que até tem inovado, reestruturação de escolas por todo o país, implementação de bibliotecas e outros espaços que favorecem ao aprendizado.

Bom! Porque será que o povo brasileiro é considerado meio que razoável na leitura? Será que os livros que ele está lendo são realmente interessantes, possuem conteúdo de futuro? É bem verdade que muitos dos livros existentes são sem nenhum tipo de importância, de modo geral. Trazem leituras fúteis, leituras que ao invés de chamarem o leitor para a história, o deixam com sono e desinteressado por aprender mais e mais. Por outro lado, existem livros com bons conteúdos, que exibem fatos importantes para um contexto atual de sociedade e muitos outros assuntos. Mais mesmo assim, sabemos que as pessoas passam longe da leitura. Torna-se cansativo pegar um livro e ler um capítulo inteiro, visto que há uma série de fatores que colidem com o desejo da pela leitura, dentre eles: as atividades cotidianas que resultam em cansaço físico e mental.

Não podemos deixar de comentar acerca dos valores dos livros. Existem livros no mercado que até são interessantes e despertam o anseio por parte dos leitores, mas o preço, os faz retroceder. Veja este comentário acerca da leitura no Brasil:

O Brasil em relação a outros países tem um número muito pequeno de leitores, como resolver isto? Será que nossos livros são muito caros ou nossa população não tem o bom habito da leitura? Para mim os dois fatores se aplicam. A alta carga tributária encarece os livros para as classes mais baixas e o baixo grau cultural da população limitam este hábito que somente no médio longo prazo pode melhorar, com investimentos em educação. (Jorge Siqueira)

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário