Primeiro começaremos compreendendo o significado de ética!
Ética: Ciência que estuda os juízos morais referentes á conduta humana.Virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública.
Ética é a palavra que se refere a condulta humana seus atos pessoais e públicos.
Ouvimos tanto por aí, falarem acerca de código de ética, de uma postura ética no meio da sociedade como também nas demais áreas em que o ser humano atua, seja no trabalho, no seu lar, com quem quer que seja. Em si tratando do bibliotecário, ele também possui um padrão ético a ser seguido no decorrer de sua vida enquanto profissional. O curso de Biblioteconomia no Brasil, possui uma cadeira de ética, que aborda fatores importantes para melhorar a qualidade e desenvoltura dos serviços prestados pelo profissional da informação. O Código de Ética do Bibliotecário Brasileiro foi criado a partir de 1960. Essa iniciativa foi desenvolvida pela FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários. Esse Código de Ética possibilitou a manifestação de um mundo social onde existem prestadores dos serviços acerca da informação, usuários finais e outros. Não se pode deixar de lado as questões que necessitam de um consenso e de conversação.
A postura de um profissional pesa muito em seu currículo e na visão de outros que estão ao seu redor. Muitas pessoas tendem a fazer reclamações acerca do mal atendimento de Bibliotecários em unidades de informação, talvez por eles não terem sido tão bem preparados, mas principalmente por não terem se preparado para entender que outros irão recorrer a eles, para se assegurarem de que eles são as pessoas mais adequadas para solucionarem ou tentarem solucionar as suas dúvidas.
Existe uma série de fatores dos quais o Bibliotecário não deve nem passar perto. Procurar ter envolvimento em questões alheias, não pode de forma alguma passar pela mente do profissional. Violar estatutos, regras, isso deve está fora de seus padrões éticos e morais. Não se deve ser ético somente por estar desenvolvendo um trabalho com a informação, porém a ética também se carrega dentro e fora de uma unidade de informação, seja ela qual for.
O bom procedimento e uma apropriação da ética, serão fundamentais para o desenvolvimento do profissional, que deverá visar observar apenas um caminho: da ética, com vistas a por em prática fazer o que é correto.
Referências
SOUZA, Francisco das Chagas de. Katiusa Stumpf. ÉTICA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA BRASILEIRAS: sua discussão em periódicos e anais de eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário