Já pensou percorrer diversas Bibliotecas por todo esse mundo?
Nós vamos nos deparar com diversas diferenças, quer seja no acervo, na qualidade dos serviços oferecidos, no pessoal e etc.
Se pesquisarmos na internet algumas imagens sobre Bibliotecas, surgirá cada uma mais bonita que a outra. Isso se deve ao fato de que nas cidades, estados e países, grande parte das pessoas tem interesse de tornar a Biblioteca um ambiente bonito, que não represente aquela velha imagem que já conhecemos, que tanto já ouvimos falar: A Biblioteca não é lugar de escuridão, lugar de silêncio e outras expressões. Isso já soa um tanto que arcaico não é mesmo leitor? Hoje nós adentramos as diversas Bibliotecas e mesmo com um leve pedido de silêncio, as pessoas, ainda que bem baixinho, estão lá conversando (não sabemos se acerca dos livros que estão lendo, sobre trabalhos ou outros assuntos) e isso torna o ambiente mais interativo.
Quando pensamos em minha Biblioteca, muita coisa entra em questão. Possivelmente na nossa Biblioteca não iremos trabalhar com códigos de classificação e catalogação, bases de dados e todas as ferramentas apropriadas para a organização e disseminação da informação, porém não deixaremos de nos preocupar com algo importante: a conservação e preservação do nosso acervo, independente do tamanho.
Minha Biblioteca não requer a dependência da laicidade ou qualquer outra barreira que tente reprimir a inserção de um exemplar da Bíblia (apesar de já ter sido defendido pela lei a inserção de um exemplar da Bíblia nas Bibliotecas), por exemplo, mas muito pelo contrário, nela posso inserir a quantidade de livros sobre o cristianismo que eu puder, afinal ela é minha Biblioteca. Uma Biblioteca onde adentramos e fechamos a sua porta e ali podemos nos utilizar do espaço para os nossos diversos estudos.
O ambiente fica ao nosso critério. Se será rústico, com móveis no estilo medieval ou se será num estilo mais atual ou até mesmo futurístico, dotado das diversas tecnologias: notebooks, tablets..., isso cabe a nós, que detemos o domínio sobre ela.
Compreende o que pode ser minha Biblioteca?
Nenhum comentário:
Postar um comentário