segunda-feira, 23 de julho de 2012

Afinal, não precisa guardar tudo não é?

Não sei se todos. Acredito que não, nem todos, mas vamos dizer: Boa parte de nós, se acostuma a guardar, guardar e guardar muitas coisas. Coisas essas que são antiguidades (que possuem ou não alguma importância pessoal). Talvez o leitor tenha guardado um álbum de família bem lá dos tempos atrás. (Risos).

Podemos guardar todas essas coisas? Claro que sim. Mas certamente para que não fique uma bagunça, temos de organizar tudo de forma correta não é mesmo?

Tenho focado ultimamente minhas atenções quanto a organização de documentos em formato eletrônico, até mesmo porque trabalho com isso. Não vou lhes dizer que em meu computador não tenho armazenados os seguintes documentos: imagens, músicas, downloads de programas e outros. Claro que eu possuo. O importante é saber o que vamos fazer com tudo isso que armazenamos.

De repente estamos passeando no google, fazendo pesquisas, mas agora vamos direto a opção de imagens e então vamos efetuar o download de alguma(s), pois talvez precisemos inseri-la em um trabalho ou qualquer outra coisa. Certo. Você baixou a imagem e certamente a direcionou para a pasta downloads, correto? Ou talvez para a área de trabalho. Mas percebe que quanto mais necessitamos desses conteúdos e documentos, nem sempre os direcionamos para as pastas adequadas (Disco Local D, imagens, músicas e etc)? Isso ocorre porque nem todos nós queremos ter o simples trabalho de por tudo em seu devido lugar. Pensamos: Ah! Esse é o meu PC! Ninguém vive utilizando-o. 

É leitor! Você pode estar certo, o PC é seu, mas já é bom ir começando a trabalhar a organização, pois em pouco tempo possa ser que você esquente a cabeça, procurando aquele arquivo que está bem escondido, mas entre a bagunça que você mesmo permitiu.

Então agora me direciono aos meus colegas e profissionais da biblioteconomia: Esse descuido (pode-se dizer assim) da parte de muitos usuários, tem sido a causa de um enorme acumulo de informações desnecessárias, quer seja em meio físico ou eletrônico. A verdade é que há um entupimento do que não serve dentro de determinados ambientes.

Para você que trabalha em um ambiente onde tem de lidar com o computador e consequentemente com a organização de arquivos e também no meio físico (documentos impressos), certamente você tem se deparado com situações semelhantes a estas, as quais descrevi acima.

Se todas essas essas informações estivessem no lugar correto, ainda faríamos uma faxina, mas não precisaria ser tão enfadonha como tal. O costume quanto a uma má organização tem prejudicado a todos, pois se informações são má organizadas, a sua recuperação se dará de um forma totalmente errada. A burocracia chegará ao extremo. Daí então ocorrerão aquelas situações: Olha! Pesquisa nesta pasta tal documento! Daí o funcionário vai até a pasta, mas chega lá e: Ops! Onde está a pasta? Ela não se encontra aqui. E então, quem é o responsável por organizar os arquivos? Sim, é o profissional que lida com a informação, mas e do que valerá organizar tudo se outros vierem para lançar fora todo o trabalho realizado pelo profissional?

Particularmente defino estes pontos como essenciais para que nós como usuários e profissionais que lidam com informações, organizando-as, recuperando-as, nos surpreendendo com esses acontecimentos (risos), defendamos a importância que os gestores de determinados setores, busquem também adentrar a este padrão, pois se querem encontrar tudo de maneira correta, aprendam desde casa a serem organizados também no momento de sua(s) busca(s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário