terça-feira, 1 de setembro de 2015

Projeto Tia Linda - Cantinhos da leitura


Voluntários tentam aproximar crianças da literatura

Grupo de amigos se dedica à criação de espaços de leitura em instituições de apoio a crianças e sonha com uma geração de novos leitores paraibanos.

Se depender do entusiasmo dos voluntários, a Paraíba terá muito mais leitores que hoje. O Tia Linda “Cantinhos da Leitura”, como se intitula, é um projeto que tenta incentivar a leitura a partir da criação de espaços literários em instituições que prestam apoia a crianças. O grupo já conseguiu levar livros para creches, associações e abrigo infantis. “Resolvemos fazer a nossa parte, o brasileiro a cada ano lê menos. Todos que curtem um bom livro podem atuar como mediadores de leitura. Diminuir a distância que separa a criança dos livros pode ser o primeiro passo,” declarou Carlos Santos, relações públicas que coordena o projeto.

Conversar com a equipe de voluntários do projeto, formada principalmente por estudantes e bibliotecárias é, sem dúvida, animador. O desafio, no entanto, é grande. A pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, divulgada ainda em 2012, pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência, dão conta que a parcela de leitores diminuiu consideravelmente no país entre 2007 e 2011. Até mesmo entre crianças e adolescentes, que leem por dever escolar, foi registrada redução.

Quando a comparação é internacional, o Brasil aparece sempre na rabeira. Pelo menos é o que apurou a agência Nop World, em estudo divulgado este ano. O país figura a frente apenas de Taiwan e Coreia em um ranking de 30 outros. Nas bandas de cá, da América do Sul, é sempre a Argentina e o Chile que se destacam quando o assunto é quantidade de livros lidos por habitante. Neste quesito, não somos campões mundiais.

Na Paraíba, os números nunca são favoráveis. O Estado sempre apresenta grande percentual de pessoas que não entendem o que leem. E no geral, por que lemos tão pouco? Os voluntários resolveram não esperar pelas respostas. “É preciso recomeçar e nada melhor que aproximar as crianças dos livros. No futuro, eles podem fazer a diferença. Mas livro não cabe no orçamento de boa parte das famílias brasileiras. É preciso fazer chegar o livro até elas,” declarou Luh Lima, bibliotecária. A estudante de pedagogia da UFPb, Paola Lima, outra voluntária, também compartilha da ideia, “já se sabe que podemos despertar o gosto pela leitura quando a criança, desde cedo, pode explorar o livro de diversas formas,” explicou categórica.

Livro perde em competitividade

Maria Alves, graduanda em biblioteconomia, diz que o termo “cantinho” é usado para facilitar, uma vez que na prática não é difícil encontrar um espaço para os livros.  Escolhido o local na instituição, o cantinho passa a existir com a aquisição de estantes, tapetes, caixas organizadoras, almofadas e, claro, os livros.O que se vê muitas vezes são entidades que contam até com boa estrutura física, salas de jogos, brinquedos e informática, porém, o livro não tem seu lugar. E, assim, saem perdendo na disputa pela atenção das crianças,” alertou.   

Outra importante iniciativa é a entrega de sacolinhas literárias, que são produzidas em tnt e levam a logomarca do projeto, permitindo que as crianças possam levar os livros emprestados para casa e compartilhar com a família, incentivando o hábito da leitura e a troca de afetos e diálogos, tão importantes para o desenvolvimento psicológico das crianças.

O projeto parte da premissa de que as crianças são desde cedo estimuladas ao consumo. A mídia e o comércio são competentes em oferecer seus produtos com atratividade de cores e imagens. Os jogos eletrônicos, por exemplo, conquistam cada vez mais. O livro também precisa garantir o seu espaço no cotidiano da criança e, a partir daí, conquistar muito mais leitores.

A inauguração do cantinho da leitura é festiva e se constitui numa importante etapa do projeto e inclui atividades lúdicas, apresentações teatrais, músicas, recreação e contação de história. Na ocasião, é servido um lanche às crianças. “A ideia é celebrar a criação do espaço de leitura. O intuito é que o momento seja percebido pelas crianças como positivo, o que de alguma forma, nos permite conquistar a simpatia e motivá-las a encontrar o livro,” declarou a bióloga Karcia Lúcia, que é também bibliotecária.

Torne-se um mediador de leitura

Se por um lado não falta entusiasmo, por outro, o projeto precisa de apoio. Os voluntários mantêm um grupo no facebook com mais de 700 seguidores e não medem esforços em criar uma rede colaborativa que faz circular livros novos e usados, doados por amigos e entidades. “Esta é uma parte muito importante do projeto, pois permite a participação de pessoas e da comunidade, que voltam a atenção à questão da leitura. Todos unidos em torno de uma causa”, disse Jorge Alves, graduando em biologia.

Além dos livros, o projeto inicialmente arca com as despesas de montagem do cantinho e exige que o grupo adquira a infraestrutura necessária. Além das doações espontâneas, a venda de camisetas do projeto é outra alternativa encontrada para conseguir algum recurso. Neste momento, os voluntários estão em busca de empresas que possam apoiar a causa patrocinando a impressão de camisetas do projeto. 

Se desejar ajudar, basta ligar nos seguintes números: (83) 9910-6604, Jorge Alves ou (83) 8635-3936, Luh Lima. Mensagem pode ser enviada para a página do projeto: https://www.facebook.com/projetotialinda

Origem do projeto

O projeto é uma iniciativa de voluntários que presta uma homenagem à memória da estudante Lindaci Santos, vitima da violência urbana no trânsito. Linda, como era chamada, aos 46 anos, estudava biblioteconomia na UFPB, em João Pessoa, e prestes a realizar o sonho de graduar-se, foi violentamente atropelada, no retorno da aula, por um motociclista que dirigia alcoolizado. Não resistindo ao traumatismo craniano, veio a óbito em 11 de fevereiro de 2014.

Mas a violência que a vitimou não era a realidade de sua vida. Inspirado em seus ideais nascia, assim, o projeto, e no dia 13 de setembro, dia do aniversário de seu nascimento, foi inaugurado em 2014, no Lar da Criança Jesus de Nazaré, em João Pessoa, o primeiro Cantinho da Leitura.

O projeto nasceu, portanto, da mobilização de familiares e amigos que, usando também a internet e redes sociais, convidaram tantas outras a doarem livros e materiais. O projeto, portanto, une pessoas em torno da leitura e estimula o espírito de doação e solidariedade tão essenciais às cidades, cuja violência urbana se torna uma realidade cada vez mais presente. 

Sobre o próximo cantinho:

No próximo dia 12 de setembro, às 8h, será inaugurado mais um cantinho da leitura em João Pessoa, no bairro de Mangabeira VII, na Creche e Pré-Escola Josiara Telino Lacerda. A entidade é pública e atende 120 crianças em suas necessidades educacionais e oferece merenda escolar. O telefone é (83) 8768-5546.

Algumas imagens:




Responsáveis pelo projeto e release:

- Carlos Alberto dos Santos
Conrerp nº 706
(Conselho Regional de Relações Públicas 6ª região)

- Antonia Lucineide F. de Lima
CRB nº 000749/0
(Conselho Regional de Biblioteconomia 15ª região) 

Fonte Carlos Alberto dos Santos, Antonia Lucineide F. de Lima

2 comentários:

  1. Um dia quero poder contar histórias minhas aos meus filhos, não quero falar de experiências extraordinárias dos outros, quero falar do quão fantástica foi minha juventude, de como viver vale a pena, de como estender a mão enriquece a alma.
    Um dia quero sentir que ele tem orgulho de uma mãe que influenciou sua "geração" para ajudar o próximo, que fez coisas incomuns, que decidiu se importar com o outro, que lutou por um mundo mais generoso e grato. Quando se faz com amor e por amor.. ‪#‎projetotialinda‬ ‪#‎souvoluntaria‬ ‪#‎vistaessacamisa‬ ‪#‎euapoio‬ ‪#‎vivaleitura‬ ‪#‎cantinhotialinda‬ "No próximo dia 12 de setembro, às 8h, será inaugurado mais um cantinho da leitura em João Pessoa.

    ResponderExcluir