sábado, 16 de abril de 2016

Livro virtual: vantagens e barreiras?


Por Alex Salustino

É importante falar sobre o livro virtual, afinal para muitos ele representa vantagens, mas para outros representa barreiras.

Vivemos numa cultura onde há pouca apreciação e prática da leitura. Comparado a outros países, o Brasil realmente fica em baixa nesse quesito. Por outro lado, temos sim um público habituado a comprar livros dos mais variados temas, que ler onde chega, seja no ônibus, no intervalo do trabalho ou do curso.

No que diz respeito a preferência do suporte é que há a divisão. Alguns pontos a serem pesados podem ser: a facilidade de acesso, fazer anotações, sentir o cheiro (comentário interessante e comum referente ao livro novo), praticidade, empréstimo e etc. Eis aí as questões. Cada qual com a sua preferência. Mas se observarmos acima, percebemos principalmente o suporte físico e suas peculiaridades.

No meio virtual há o acesso por meio de tablet, smartphone, computador, podem ser feitas anotações, não há como sentir o cheiro (risos), torna-se pratico acessar o conteúdo onde e quando quiser, tendo acesso ou não a internet, sendo um e-book em suporte pdf, como exemplo, pode haver o empréstimo sim.

Atualmente existem bibliotecas virtuais e lojas que conhecemos e que por vezes (talvez) compramos livros em suporte físico. Também existem serviços especializados de e-books, bibliotecas virtuais que permitem o acesso a diversos títulos com vista a facilitar o acesso a informação e é claro o estímulo a leitura.

Percebe-se principalmente a preferência mesmo em meio a um mundo onde o avanço da disseminação das informações ocorrer de forma tremendamente veloz. A preferência de muitos é de ler um bom livro no conforto de um ambiente silencioso tomando seu café quente. Outro prefere estar acompanhando do seu e-reader fazendo a leitura passando as páginas semelhante a um livro só que forma eletrônica.

Não pode-se deixar passar a questão da economia de papel, a preservação do meio ambiente, a questão do volume. Mas pensar em volume, talvez nem tanto, pois as bibliotecas repletas de estantes, mas sem livros, não dá para imaginar, não é mesmo? Já no que diz respeito a preservação do meio ambiente é fator importante, pois é notório que a facilidade da leitura virtual possibilita a economia na impressão, já que em muitos casos é possível fazer a impressão do material do todo ou apenas do que interessa para o momento.

Percebe então algumas vantagens e barreiras? Será que elas realmente existem ou somos nós que as vislumbramos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário