sábado, 16 de julho de 2016

Ferramentas web 2.0 e sua inserção nas Bibliotecas

Fonte: Positivo Informática

As ferramentas web 2.0 estão em constante avanço. Não se pode negar isso, pois temos visto no dia a dia seu desenvolvimento, suas atualizações e os adeptos (usuário comum, empresas e outros) que abarcam um quantitativo interessante.

O uso das ferramentas é o mais diversificado possível. Existe aquele que utiliza a(s) ferramenta(s) para o seu particular, como passatempo, descer página, subir página e também aquele que se apropria do seu uso para fins de trabalho, disseminação de informações e etc.

As Bibliotecas não ficam para trás nesse meio. Não é nada difícil encontrar fan pages de Bibliotecas no facebook onde o usuário constata imagens, informações sobre horário de funcionamento, eventos e outras. Outras Bibliotecas também estão no twitter que mesmo permitindo apenas 140 caracteres também é útil para disseminação de informações.

É uma maravilha ter todos esses recursos ao dispor, mas não se pode negar que existem barreiras nesse percurso. Abaixo alguns fatores que dificultam o processo:

- Constatação da importância das ferramentas
- Falta de pessoa/equipe responsável pelas ferramentas
- Conhecimento nas ferramentas
- Equipamentos de qualidade

Esses fatores devem ser levados em conta. Infelizmente não é difícil encontrar quem veta a utilização das ferramentas. Sabemos que existem os que passam o dia no facebook, se possível, mas estes devem compreender que estão ali para trabalhar, pois são contribuintes no desenvolvimento na Biblioteca.

Isso se deve também a uma determinada falta de conhecimento da importância das ferramentas web e por não enxergarem o retorno que estas podem trazer para com a Biblioteca, a faculdade e etc.

Se a visão dos gestores, das empresas, da própria equipe for mais aberta para o uso da tecnologia e da web propriamente dita, as Bibliotecas não serão as mesmas.

O aluno que está com dúvidas, que está viajando, que está em período de férias, ele tem acesso ao facebook e ao WhatsApp.

E se a Biblioteca possui esses recursos, facilita o diálogo, a resolução de problemas e avança no que se pretende alcançar.


Alex Salustino
Administrador do Divulga Biblio

Nenhum comentário:

Postar um comentário